Realidade Aumentada

Realidade Aumentada,
um breve overview

Luís Filipe

Luís Filipe

Managing Partner YouX

O que é a Realidade Aumentada

O que eé a realidade aumentada

A Realidade Aumentada é uma experiência que utiliza uma câmara para mudar ou melhorar a forma como o utilizador vê o mundo real. Através de uma app nativa ou web são sobrepostos elementos virtuais (como imagens, vídeos, som, documentos, elementos 3D) aos quais podem ser atribuídos atributos como a geolocalização, ao contexto real onde o utilizador se encontra.

Mais de 1000 Milhões de utilizadores

As Realidades Aumentada, Mista e Virtual são apontadas como as tecnologias emergentes que mais irão crescer nos próximos anos.

A tecnologia está acessível

utilizadores de smartphones que suportam realidade aumentada no mundo

Smartphones realidade aumentada
Fonte: Statista, 2020, valores em Biliões

O acesso à Realidade Aumentada (geralmente abreviada com AR, que resulta da denominação em inglês Augment Reality) é feito sobretudo através de smartphones, tablets, aplicações proprietárias ou do Snapchat.

Quota de utilizadores VR/AR por tipo de dispositivo de acesso nos EUA | 2018

Utilizadores de realidade aumentada
Fonte: Statista, 2018
Uso da Realidade aumentada
Fonte: eMarketer, 2018

Alguns marcos importantes na adopção e crescimento da Realidade Aumentada

Marcos da Realidade Aumentada
Marcos da Realidade Aumentada
Fonte: IAB

O POKÉMON GO foi o grande driver deste processo, como assinalam alguns dos números que alcançou:

  • 500 Milhões de downloads nos primeiros dois meses
  • Receitas de 470 Milhões de USD em 82 dias.

O Pokémon GO é um jogo de realidade aumentada lançado em Julho de 2016 para IOS e Android. Este jogo usava o GPS e a câmara dos smartphones para permitir que os jogadores interagirem com criaturas virtuais – os Pokémon – que apareciam nos dispositivos como se estivessem no mundo real.

Pokemon Go

O que faz crescer a Realidade Aumentada

os pioneiros

Os SDKs 

(plataformas de desenvolvimento de software) das principais empresas de tecnologia massificaram a adopção desta tecnologia.

Alguns dados;

  • Em 2019 a Apple Store dispunha de mais de 2000 aplicações RA e a Google Play mais de 200.
  • Em Janeiro de 2019, 95% dos utilizadores de iPhone possuíam um dispositivo compatível com RA.
  • A plataforma ARCode da Google é compatível com mais de 50 dispositivos Android e IOS.

Principais Conceitos da Realidade Aumentada

ORIENTAÇÃO DA CÂMARA PARA TRÁS

Back-facing Camera Orientation

Experiência de Realidade Aumentada em que a câmera é afastada do utilizador para mostrar e manipular o ambiente que o rodeia; isto é, uma AR que a partir do ambiente onde o utilizador está inserido, acrescenta elementos, como objetos em superfícies etc.

ORIENTAÇÃO FRONTAL DA CÂMARA

Front-facing Camera Orientation

Experiência de AR em que a câmera é orientada para o rosto do utilizador havendo lugar à alteração de algum elemento relacionado com o rosto; como sejam selfies, filtros de rosto etc.

“ÓCULOS” (HMD)

Head-mounted Display

Um dispositivo com óculos ou óculos translúcidos que se prende à cabeça do utilizador permitindo-lhe visualizar imagens virtuais que são projetadas sobre o mundo real. Casos do Google Glass, Spectacles by Snap, entre outros.

REALIDADE MISTA

Mixed Reality

É uma mistura de elementos da realidade virtual e aumentada. Ela abrange VR e AR dentro de um espectro mais amplo chamado "Reality-Virtuality Continuum", e tenta combinar elementos dos mundos real e virtual em ambientes onde objetos físicos e digitais podem viver juntos e interagir em tempo real.

WebAR

WebAR

Experiências de realidade aumentada que o utilizador pode carregar directamente da Web através de um navegador. Com esta solução é evitado passo intermédio de ter que instalar uma app.

Tecnologias que permitem a Realidade Aumentada

MARCADORES

Markers

Um tipo de experiência em Realidade Aumentada que usa um marcador específico no mundo real, como um código QR, uma imagem, padrão ou objeto físico predeterminado que a câmera reconheça usando o software de reconhecimento de imagem para iniciar uma experiência de AR.

SEM MARCADOR

Markerless

Tecnologia AR sem marcação usada para reconhecer padrões ou recursos em um ambiente que não fornecido previamente à aplicação. Exemplo é um consumidor escanear um ambiente do mundo real, como uma mesa ou um quarto da sua casa através da câmera do seu smartphone e colocar lá um produto virtual um produto para ver como ele ficaria.

ARKit

ARKit

Plataforma da Apple para o desenvolvimento de Realidade Aumentada para dispositivos IOS. Foi lançada em 2017, esta plataforma pretende facilitar o desenvolvimento de experiências em realidade aumentada, permitindo o acesso aos dados de rastreamento de movimento do smartphone ou iphone, captura de cena da câmera e processamento avançado de cena e conveniências de exibição.

ARCore

ARCore

Plataforma da Google para o desenvolvimento de Realidade Aumentada para dispositivos Android e IOS. Foi lançada em 2018 e usa como principais tecnologias o rastreamento de movimento, percepção do ambiente e estimativa de luz. Permite que os desenvolvedores de AR possam captar o ambiente e colocar objetos e informação nele.

Curioso acerca da Realidade Aumentada?

Faça o download da nossa aplicação AR-You-X e teste os nossos marcadores exemplo.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
You cannot copy content of this page